Lançada iniciativa para o monitoramento e avaliação de políticas públicas em Alagoas

Foi lançada no mês passado em Alagoas iniciativa que contou com a participação do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap e que visa fortalecer a gestão do conhecimento, monitoramento e avaliação das políticas públicas naquele Estado. Trata-se do Observatório de Políticas Públicas e dos Cadernos de Programas Estratégicos.

Implementada pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap e promovida pelo Governo do Estado de Alagoas em parceria com a ONU-Habitat, a iniciativa é parte integrante do projeto Visão Alagoas 2030 (https://visaoalagoas2030.al.gov.br/), uma colaboração técnica entre o ONU-Habitat e o Governo do Estado para impulsionar a prosperidade urbana sustentável e inclusiva na região.

Como resultado desta colaboração, foi desenvolvida uma plataforma digital que disponibiliza o Observatório de Políticas Públicas e a sistematização dos Programas Estratégicos do Estado.

O Observatório foi concebido como uma ferramenta para facilitar o acesso a indicadores alinhados às agendas globais de desenvolvimento sustentável, como a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Seu propósito é avaliar o desempenho dos ODS em nível subnacional, oferecendo dados públicos atualizados e desagregados em nível municipal. Isso contribui para promover estratégias eficazes de monitoramento e avaliação.

Integrado ao Observatório, foram elaborados nove cadernos sobre políticas públicas em áreas cruciais, como primeira infância e gestão de resíduos sólidos, consideradas estratégicas para o avanço do desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida da população no estado.

Esses cadernos estão disponíveis em (https://observatorio.al.gov.br/?page_id=1504) e buscam documentar os processos de implementação e os principais resultados dessas políticas no período de 2015 a 2022, apresentando indicadores para facilitar seu monitoramento e avaliação.

A equipe do Cebrap encarregada dessa iniciativa foi formada por pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento, com coordenação de Tomás Cortez Wissenbach e Dorival Mata-Machado. A equipe incluiu Monise Fernandes Picanço, Gabriela Trindade de Almeida, Jonas Tomazi Bicev e Marina Castro de Oliveira. Carolina Passos também contribuiu ativamente para esses trabalhos.

 

Leia Também

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento é um dos signatários do manifesto, publicado em 5/8 nos principais jornais do país, “Em Defesa da Democracia e da Justiça”. O documento foi endossado por mais de 100 entidades, como a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Federação dos Bancos (Febraban), a União […]

Está no ar a quarta edição do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap. Este projeto tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil. O programa apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o tema “A bicicleta na mobilidade urbana”. Serão selecionados cinco pesquisadores com propostas de estudos que serão […]

Saiba mais sobre o último livro lançado por Ernesto Isunza Vera e Adrián Gurza Lavalle. Para el futuro de la democracia en el mundo, la proliferación de experiencias de innovación democrática es el fenómeno más sorprendente desde que los ciclos de las transiciones latinoamericanas y comunistas concluyeron sus fases más dramáticas, para desembocar en la […]

As pesquisadoras do Cebrap Nadya Araujo Guimarães e Vera Schattan Coelho participaram de dois projetos que foram selecionados em uma chamada de propostas com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais. A chamada inédita envolvia 25 países e selecionou 19 projetos de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais voltadas à recuperação pós-COVID-19.